Prefeitura Municipal e Faculdade UniBras promovem curso de Produção de Silagem pelo Senar-MT

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e a Faculdade UniBras Quatro Marcos, promoveram o Curso de Produção de Silagem através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso é capacitar para a produção de silagem destinada à nutrição animal, seguindo os métodos adequados de produção e conservação. A silagem é um produto volumoso obtido através de fermentação de armazenamento anaeróbico de uma forragem que pode ser utilizado para suplementação alimentar do rebanho, especialmente, no período de seca.

O curso ocorreu no campus da faculdade entre os dias 05 a 07 de outubro de 2022; o treinamento contou com aulas teóricas e práticas, ministradas pelo Zootecnista Rodolpho Alexandre Casadei, instrutor do SENAR-MT. Foram capacitadas 12 pessoas - estudantes de Medicina Veterinária, produtores rurais, entre outros.

O conteúdo programático apresentado no curso foi: Escolha do local a ser implantado a forrageira, Espécies forrageiras utilizadas para silagem, Planejamento da produção de forragem (área, espécie e insumos), Etapas da implantação da silagem, Tipos de silos, Etapas do processo de ensilagem da forragem, Fatores que afetam a qualidade da silagem, Uso de inoculantes e Avaliação da quantidade e qualidade da silagem produzida.

As aulas práticas ocorreram na propriedade do produtor Claudinei Alves dos Santos, presidente da Coopermarcos, localizada na Comunidade São Geraldo, município de São José dos Quatro Marcos. O evento contou também com a parceria Sindicato Rural.